Logotipo Unasul

REDE SSAN

Presença da Bolívia foi destaque em missão técnica na Colômbia
03/03/2016

Durante a última semana de fevereiro, uma missão técnica da Rede SSAN-Unasul esteve na Colômbia para uma série de encontros e discussões acerca dos projetos desenvolvidos através do programa, como o planejamento de um curso de extensão para o debate de políticas públicas na área de Alimentação e Nutrição, naquele país.

Além disto, uma reunião entre pesquisadores, de Colômbia, Equador e Bolívia, e a diretora técnica do programa SSAN-Unasul, professora Maria Rita Marques de Oliveira, para discussão de um novo plano de trabalho, a ser executado durante a fase II do Programa.

“Queremos ampliar essa discussão para os outros países. Será uma contribuição dos pesquisadores para os governos, que são de fato os proponentes do Programa”, afirmou Marques de Oliveira.

Na Bolívia, a Agroecologia Universidad Cochabamba (AGRUCO), através do prof. Freddy Delgado – ponto focal científico da Rede, na Bolívia -, terá a função de facilitar novas relações de universidades bolivianas com a Rede, como construir uma base de dados de pesquisadores e instituições que podem colaborar, fomentação do intercâmbio de estudantes, fortalecer a formação.

O foco no estreitamento de relações entre o programa SSAN-Unasul e a Bolivia já acontecia desde o final de 2015. Em 2 de dezembro, uma reunião entre o vice-ministro de Ciência e Tecnologia da Bolívia, Pedro Crespo Alvizuri,  e o comitê técnico-científico marcou o inicio deste processo, com aprovação para o encaminhamento da proposta de grande participação do país na fase II do Programa e a proposta de realização de um dos seminários da Rede, em outubro de 2016, em território boliviano.

Em abril, acontecerá uma reunião entre Ministros da Unasul, onde a proposta de continuidade do programa será apresentada a todos os países.

Lista de Notícias